Doenças Perigosas durante a Gravidez

Toxoplasmose

Conceito: A toxoplasmose é uma doença causada por um parasita que se encontra, normalmente, nas fezes dos gatos. Também alguns pássaros e outros animais, legumes crus contaminados, bem como carne crua ou mal cozinhada, podem ser portadores do parasita causador desta doença.

Sintomas: Febre, arrepios de frio, dores musculares, fadiga e inchaço dos gânglios linfáticos do pescoço. Estes sintomas surgem duas ou três semanas após a exposição ao parasita, mas alguns adultos infectam-se sem revelarem qualquer sintoma.

Riscos: A toxoplasmose não apresenta riscos para a grávida, mas pode apresentá-los para o feto, especialmente se a doença for contraída no 1° trimestre de gestação. O bebê pode nascer com problemas de visão, com atraso mental, com peso abaixo do normal, entre outras complicações.

Como Evitar:

  • A grávida não deve comer carne crua nem mal cozinhada, nem legumes crus, a menos que sejam cuidadosamente lavados, em água corrente abundante. Depois de manusear carne não cozinhada, deve lavar sempre muito bem as mãos.
  • Quem tem gatos não os deve pegar ao colo próximo da face, nem partilhar com eles a cama , lençois e cobertores. Deve lavar bem as mãos depois de brincar com os gatos, usar luvas de borracha quando despeja o caixote com as fezes ou, de preferência, pedir a alguém que o faça.
  • É também recomendável que se leve o gato ao veterinário, com o objetivo de se verificar se é portador ou não da doença. Em caso afirmativo, a grávida deve pedir a alguém que cuide do gato até cessar o risco de infecção, que dura mais ou menos seis semanas.

Diabetes

Conceito:

A diabetes desenvolve-se quando o pâncreas não é capaz de produzir insulina, ou quando a ação desta sobre a glicose, principal fonte de energia do organismo, é insuficiente.

A falta ou insuficiência de ação da insulina conduz, assim, ao sub-aproveitamento dos hidratos de carbono, proteínas e gorduras , que são a principal base da alimentação e de fornecimento de energia do organismo. Esta situação é particularmente grave durante a gravidez, pois a saúde do feto depende da saúde da mãe.

Cuidados que a grávida diabética deve ter: Além do procedimento normal, deve ter um controle da quantidade de nutrientes que ingere diariamente, tendo em vista as necessidades do feto. É aconselhável que, mesmo antes de engravidar, a mulher diabética consulte o médico, que lhe dará indicações sobre a melhor forma de proceder.

Rubéola

Conceito: É uma doença contagiosa também provocada por um vírus. Caracteriza-se pelo aparecimento de uma erupção cutânea, constituída por manchas avermelhadas que surgem, primeiro no rosto e pescoço e depois que alastram para outras partes do corpo. Causa febre e aumento dos gânglios linfáticos.

Riscos: Contrair rubéola durante a gravidez poderá ser muito grave para o feto, em especial se contraída nos primeiros três meses de gestação , pois pode provocar sérias consequências tais como surdez , encefalite , defeitos cardíacos, etc

Como Evitar: Caso a mulher nunca tenha contraído a doença, deverá vacinar-se pelo menos 3 meses antes de conceber. A vacina é do vírus vivo da rubéola, por isto não deve ser tomada durante a gravidez. Durante a gravidez não existe qualquer tratamento que proteja o bebê.