Gravidez

1º trimestre

A mesntruação atrasou, enjoôs, cólicas, tonturas, seios doloridos. Ou de repente nenhum sintoma diferente. Você poderia até apostar que sua menstruação vai descer. Mas de repente um enorme "POSITIVO" invade seu mundo e você não faz a menor idéia do que esperar.

Então acompanhe aqui o passo a passo.

Nesse período o ovo fertilizado já completou sua jornada até o útero e já se fixou por lá. Você está grávida de 2 semanas aproximadamente, porém na contagem médica já são 4 semanas. A contagem começa a partir do primeiro dia da sua última mesntruação. Começam a aparecer aqueles sintomas que enlouquecem as mulheres. Até aquele seu prato predileto, se torna o seu maior inimigo. Os Enjoôs já fazem parte da sua rotina. Mas vale a pena resaltar que muitas mulheres desenvolvem poucos ou nenhum sitoma. Essas nós chamamos de sortudas.

Com cinco semanas, seu embrião mede apenas 2 milímetros, mas os orgãos já estão se desenvolvendo, mesmo olhos já começam a aparecer como dois pequenos pontinhos .

Lá pela sétima semana, o embrião praticamente dobrou de tamanho. Seu corpo é praticamente do mesmo tamanho de sua cabeça. Tem mais ou menos o tamanho de um grão de feijão. Nesse período provavelmente seu médico lhe pedirá o primeiro ultrasson.

Por volta da nona semana, eu bebê já pesa aproximadamente uma grama. Mesmo que ainda não sinta ele mexer ainda, saiba que ele está super ativo dentro do seu útero. Os órgãos genitais já estão formados nesta fase, porém ainda não é possível visualizar no ultrasson, você terá que conter sua curiosidade até mais ou menos a décima sexta semana.

No fim do terceiro trimestre, seu bebê já tem incriveis 7,5 centimetros e pesa cerca de 14 gramas. Já consegue engolir, absorver e eliminar fluídos.

As mãos já estão formadas, os dedinhos já se desenvolveram e as unhas estão em crescente progresso.

Lá pela décima terceira semana de gestação as cordas vocais estão quase prontas.

É normal que algumas mulheres se sintam muito mal . Azia, enjoôs e vômitos , muitas vezes são constantes nestes primeiros 3 meses . Mas fique tranquila, normalmente no segundo trimestre esses sintomas desaparecem. O número de mulheres que tem enjoôs até o fim da gestação é muito baixo.

Saiba que mesmo você se sentindo tão mal, seu bebê não sofre ou é afetado por nenhum dos seus sintomas.

Procure manter a calma. Tome todas as vitaminas indicas pelo seu médico, inclusive o ácido fólico que é muito importante na formação do seu bebê.

Feto com 12 semanas de gestação.

2 º Trimestre

 

Nessa fase você provavelmente você se sentirá melhor. As nauseas terão sumido e você terá mais energia. Um dos motivos para esse retorno de energia é que os orgãos do seu bebê já estão praticamente formados .

Por volta da décima quarta semana seu bebê já estará medindo cerda 11,5 centímetros e mais ou menos 45 gramas. Nessa fase já conseguirá sentir certo movimento em seu útero.

Na vigésima semana aproximadamente , seu útero já tera passado da linha do umbigo. E se a posição do bebê ajudar e seu médico for habilidoso, você poderá saber o sexo do seu bebê.

Na vigésima segunda semana seu bebê já pesa mais ou menos 450 gramas e mede cerca de 26 centímetros, da cabeça aos pés. Sombrancelhas e cílios começam a crescer e as pequenas orelinhas já podem captar o som da voz da mamãe.

Algumas mulheres nessa fase começam a sentir sua barriga endurecendo. É seu útero contraindo. Essas contrações se chamam Braxton Hicks, são contrações leves que podem permanecer até o final da gestação. É normal, é seu corpo dando sinais que já está se preparando para o grande dia. Fique atenta apenas se passarem de 4 vezes por hora, ou se a dor for mais intensa. Nesse caso mantenha seu médico informado.

Entre a vigésima quarta e a vigésima oitava semana de gestação, seu bebê estará no seu pico de atividade. Sua interação com o mundo exterior será perceptivel. Ele já reage ao toque, a voz , e pode até se assustar com barulhos repentinos.

O fim do segundo trimestre vem na vigésima oitava semana, o bebê mede cerda de 33 centímetros e entre 1,120 e 1,360 mais ou menos. Suas pálpebras já se abrem.

É nessa fase em que as mudanças do seu corpo são mais evidentes e você já sente que não esta mais sozinha. Aproveite e curta os movimentos do seu pequeno .

Sua barriguinha a esta altura já será mais que visível.

3 º  trimestre

 

Esse é o trimestre dos receios. Mais do que no primeiro.
O principal é o do parto. Medo da dor das contrações, da anestesia, de morrer no parto, de não ter parto normal, do cordão umbilical estar enrolado no pescoço do bebê, da prematuridade. Como são muitas as dúvidas, as grávidas acabam esquecendo de conversar sobre elas com o médico. "Anote tudo num caderno", ensina Corrêa da Costa.
Medo de não conseguir amamentar também assusta. A orientação na maternidade e a cumplicidade do pediatra, do marido e das avós garantem o sucesso da amamentação.
E mais um: "O medo de não dar conta de cuidar do seu  bebê continua povoando a mente das grávidas. O problema é que não discutem explicitamente isso com o médico", diz Corrêa da Costa. Se não quiser se abrir com o obstetra, converse com o marido ou amigas que têm filhos. Vai se sentir aliviada

Na 29ª semana sua barriga medirá mais ou menos 41 cm. A essa altura, seus pulmões já dariam conta do recado se ocorresse um parto prematuro.

Na 32ª semana o cerébro está em pleno desenvolvimento. Os olhos já captam movimentos e a íris já responde à luz.

Na 35ª semana ele já tera por volta de 2,4kg e já terá passado dos 43 cm. Nesse ponto peso e tamanho variam muito. Ele pode a partir daí engoradar cerca de 250 gramas por semana. Se nascido hoje já teria 99% de chances de sobrevivência.

Na 37ª semana ele terá por volta de 2,9 kg e seu e medindo 44 cm mais ou menos.

Chegando a reta final as preocupações são muitas, inclusive sobre o tempo de trabalho de parto.

Para as mães de primeira viagem o tempo de trabalho de parto pode ser longo. Dura de 12 a 14 horas em média. Nas 9 primeiras horas, a dilatação é de mais ou menos 3 centímetros. As contrações ainda não são tão intensas, mas podem ser dolorosas.

Agora o momento do nascimento está perto, e seu bebê que a essa altura já terá passado dos 3 kg e terá de 49 a 52 cm mais ou menos, está prestes a nascer.

Para maioria das mulheres o parto ocorre por volta da 42ª semana. Os atrasos são comuns na primeira gestação, mas devem ser monitorados por seu médico.

O momento do parto é único e inesquecível. A maternidade é algo glorioso na vida da mulher.

Aproveite todos os momentos de sua gestação porque serão únicos.

Lembre-se que cada corpo é um, portanto sua gestação pode ser diferente da gestação de outras mulheres. Você é um ser único, assim como seu bebê.

Afinal, nem demorou tanto assim. Os Nove meses já se passaram e você está pronta para ter seu bebê em seus braços.

Boa sorte e Boa hora!