Menstruação Atrasada

 

Menstruação atrasada nem sempre significa gravidez.

Algumas vezes as mulheres têm problemas nos ciclos menstruais como atraso na menstruação, menstruar com muita freqüência, ter sangramento menstrual imprevisto ou até mesmo ter menstruação dolorosa.

Quando a menstruação não é provocada pela gravidez, o atraso e outros problemas menstruais podem ser sinal de coisa mais séria.

 Causas emocionais como stress ou traumas podem causar o atraso menstrual, mas fatores físicos como os causados por dietas agressivas ou doenças podem atrasar a menstruação e o que causa a dúvida sobre estar grávida ou não.

A duração do atraso menstrual varia conforme o caso. Menstruação atrasada por motivos psicológicos como o stress podem durar até uma semana, já caso você tenha tomado a pílula do dia seguinte o atraso pode chegar a um mês.

O ideal é sempre consultar um ginecologista caso perceba que algo está errado com seu ciclo menstrua

Existem vários problemas de saúde que podem causar irregularidades na menstruação, veja alguns:

Amenorréia

Amenorréia significa ausência de menstruação.

Pode ser classificada em primária ou secundária. A Amenorréia primária é aquela que ocorre de forma esporádica, enquanto que a amenorréia secundária é a ausência de menstruação por um período maior do que 3 meses em mulheres que anteriormente já apresentaram ciclos menstruais normais.

As amenorréias, tanto primária quanto secundária, necessitam avaliação médica. Seu médico saberá o momento em que deve ser iniciada essa investigação.

Em pacientes que já apresentaram menstruações, muitas vezes não é necessário aguardar 3 meses para que se realize a investigação e o tratamento da amenorréia. A maioria das mulheres procura o seu médico quando a menstruação atrasa alguns poucos dias. A investigação do atraso menstrual e da amenorréia secundária é semelhante.

Em mulheres com vida sexual ativa e em idade reprodutiva a causa mais comum de amenorréia (e de atraso menstrual) é a gravidez.

Podem acontecer devido a várias causas, como por exemplo a utilização de fármacos, gravidez, stress, tumores no sistema nervoso central (ex. tumor hipersecretante prolactina). Também há a informação de que mulheres atletas tendem a ter amenorréia numa freqüência maior do que mulheres que não praticam esportes.

Oligomenorréia

São ciclos menstruais irregulares e infreqüentes. Assim como a amenorréia, a oligomenorréia não é uma doença por si mesma, mas sim o sintoma de alguma condição.

Por exemplo, muitas mulheres com síndrome dos ovários policisticos podem ter oligomenorréia.

Insuficiência Ovariana Prematura

A Insuficiência Ovariana Prematura consiste na incapacidade dos ovários em manterem seu funcionamento normal em pacientes com menos de 40 anos de idade.

As mulheres com insuficiência ovariana prematura podem não menstruar ou ter a menstruação irregular.

Embora a gravidez em mulheres com insuficiência ovariana prematura seja difícil, ela é possível. Não há tratamento comprovado para fazer com que os ovários voltem a funcionar normalmente.

Porém, terapia de reposição de estrogênio dá à mulher esse e outros hormônios que seu organismo não está fabricando e pode ajudar a regularizar o ciclo menstrual e diminuir o risco de osteoporose.

Fibrose uterina

A fibrose uterina é o tipo de tumor não-cancerígeno mais comum em mulheres em idade fértil. A maioria das mulheres com fibrose uterina não tem problemas com fertilidade e podem engravidar.

Porém, alguma mulheres com fibrose uterina podem não ser capazes de engravidar naturalmente. As mulheres com fibrose uterina que não apresentam sintomas podem não necessitar de tratamento.

Algumas podem ter menstruação pesada ou sangramentos no meio dos períodos menstruais.

Medicamentos podem geralmente aliviar muitos dos sintomas da fibrose uterina, como a dor, e podem até diminuir ou parar seu crescimento. Há vários tipos de cirurgias para remover a fibrose uterina

 Dismenorréia

A dismenorréia refere-se à menstruação dolorosa, incluindo cólicas menstruais severas.

Geralmente essa condição não é séria, embora possa algumas vezes ser causada por infecção, endometriose ou cisto no ovário.

Dor na menstruação pode algumas vezes ser aliviada usando bolsas quentes ou tomando banho morno.

O médico pode receitar pílula anticoncepcional para tornar a menstruação menos dolorosa

 A menstruação é acontecimento natural do corpo feminino que acontece pela primeira vez por volta dos 12 ou 13 anos de idade, que é a fase em que a menina está deixando de ser uma criança para se tornar uma mulher, essa fase é denominada adolescência, onde surgem muitas dúvidas em relação aos acontecimentos do nosso corpo e muitas vezes estes acontecimentos geram dúvidas preocupantes como no caso da menstruação.

A menstruação nada mais é do que um processo de limpeza e renovação do nosso corpo, o sangue proveniente do corpo feminino mensalmente não é causado por nenhum ferimento ou doença e sim por um processo natural da mulher, este processo é conhecido como ovulação que é quando nós trocamos os óvulos velhos que não foram utilizados para conceber um bebê por óvulos novos para que o corpo se prepare novamente para uma possível fecundação, caso este óvulo não seja novamente fecundado ele é considerado “inútil” e expelido novamente em forma de sangue, ou seja, em forma de menstruação.

Isso a maioria já sabe, mas e quando, mesmo depois de iniciado o ciclo menstrual da mulher, a menstruação não vem? Muita gente já imagina logo gravidez, mas apenas 65% dos atrasos de menstruação indicam uma fertilização, os outros 35% acontecem por motivos totalmente variados que indicam muitas vezes uma infecção interna de algum órgão do sistema reprodutor feminino, alguma doença, problemas emocionais como estresse, raiva, depressão, disfunção hormonal, má alimentação, desordem alimentar causada por alguma doença como anorexia e bulimia, excesso da prática de exercícios físicos ou até mesmo uma reação inesperada do corpo que não precisa necessariamente indicar um problema. As mulheres são muito frágeis, por isso qualquer coisa que aconteça, seja físico ou mental, o organismo é afetado e as reações são diversas inclusive o atraso da menstruação, portanto se você tem até 16 anos e o atraso ultrapassar o tempo de três meses você deve procurar um médico, agora se você já é uma mulher com idade entre 20 e 40 anos, qualquer que seja o atraso é recomendável que se procure um médico mesmo que você não tenha uma vida sexual ativa, pois só ele poderá indicar o melhor tratamento para o problema.